quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Um avião Único- preço da passagem U$ 9,000




O Concorde
Avião de passageiros supersônico que operou na história da aviação comercial.

Possuía uma velocidade de cruzeiro de Mach 2,04 ( entre 2.346 Km/h e 2.652 Km/h), e um teto operacional de 17.700 metros de altura (aproximadamente 58.070 pés).
Vôos comerciais começaram em 21 de janeiro de 1976 e terminaram em 24 de outubro de 2003.
As duas empresas que operaram com tal aeronave foram a companhia britânica British Airways e a francesa Air France.
Em 21 de janeiro de 1976 o Concorde começou seus vôos comerciais, com um vôo ligando Paris ao Rio de Janeiro (fazendo uma escala em Dakar).
Voar no Concorde era uma experiência única. Tendo uma velocidade de cruzeiro em torno de 2,5 vezes a de qualquer aeronave de passageiros (1.150 nós contra 450 nós, sendo 1.292 nós o recorde em 19 de Dezembro de 1985), ele foi capaz de um feito memorável:

Um Concorde e um Boeing 747 da Air France decolaram ao mesmo tempo, o Concorde de Boston e o Boeing 747 de Paris. O Concorde chegou em Paris, ficou uma hora no solo e retornou à Boston, pousando 11 minutos antes do Boeing 747.
Turbulência era uma coisa que raramente o Concorde enfrentava, devido à grande altitude em que ele voava. Olhando pela janela podia-se ver claramente a curvatura da Terra, e a aeronave era mais rápida que a velocidade de rotação da Terra e isso se fazia notar quando ela decolava após o pôr do sol de Londres e chegava a Nova Iorque ainda de dia. Porém, por se tratar de um avião supersônico, o Concorde emitia muito ruído e poluição e assim por muito tempo ele não pôde pousar nos EUA por causa de leis ambientais.
Curiosidades:O Concorde em sua velocidade normal de cruzeiro de mach 2.02, que corresponde a pouco mais de duas vezes a velocidade do som, é capaz de cumprir a rota Paris-Nova York em cerca de 3 horas, contra uma média de cerca de 8 horas no Boeing 747 'Jumbo', o segundo avião comercial mais rápido (e o maior). O Concorde nesse trecho consumiria menos combustível que o 747, mas estaria transportando apenas 100 passageiros, enquanto que mais de 350 passageiros estariam acomodados no Jumbo.
A velocidade tem seu preço, no caso um consumo de combustível altíssimo, da ordem de 20 mil quilos de querosene por hora.
O preço de passagem era cerca de 9 Mil dólares.