sábado, 28 de novembro de 2009

Mas quem é Ele?



“Quem é Deus?” Pietro Ubaldi


Pai!
Entrego-me ao Teu poder ...
Nele repouso e me abandono...
implorando à fonte o alimento que me sustente.

Deus!
Procuro-te nas profundezas onde estás e
de onde me atrais,
sinto-Te no infinito onde não chego
mas de onde me chamas.

Não te vejo e, no entanto, Tua voz me enceguece;
não Te ouço e, no entanto, sinto o tom da Tua voz;
não sei onde Tu te encontras e mesmo assim, Te encontro
a cada passo;
Esqueço-Te e Te ignoro e, todavia,ausculto-Te em todo o
meu palpitar.

Não sei individuar-Te e, não obstante, gravito em direção
a Ti, centro do universo, como gravitam as coisas.

Potência invisível que reges os mundos e as vidas,Tu estás,
na Tua essência, acima de toda a minha concepção.

Que serás Tu, que não sei descrever nem definir, se só o
reflexo das Tuas obras me ofusca?

Que serás Tu, se já estou aturdido pela incomensurável
complexidade desta emanação tua, pequena centelha
espiritual que todo me anima?

O homem Te segue na ciência, Te invoca na dor, Te bendiz
na alegria. Mas, na grandeza do Teu poder, como na bondade
do Teu amor, estás além, sempre além de todo o pensamento
humano,
acima das formas e da transformação, como um clarão no infinito.

No rugir da tempestade está Deus; na carícia do humilde está Deus;
na evolução do turbilhão atômico, no impulso das formas dinâmicas,
no triunfo da vida e do espírito, está Deus, um Deus sem limites.
que tudo compreende, estreita e domina, até mesmo as aparências
dos contrários, aos quais encaminha para suas finalidades supremas.


E o ser sobe, de forma em forma, ansioso de conhecer-Te,
desejoso de uma sempre mais completa realização do Teu
pensamento, tradução em ato da Tua essência.

Adoro-Te, ó supremo princípio do todo, na Tua vestidura de matéria,
na Tua manifestação de energia; no inesaurível renovar-se de
formas sempre novas e sempre belas.
Adoro-Te, conceito sempre novo, bom e belo, inextinguível Lei
animadora do Universo.
Adoro-Te ó grande todo, que ultrapassas todos os limites do meu
Ser.

Nesta adoração aniquilo-me e me alimento, humilho-me e me elevo;
fundo-me na grande unidade e com a grande Lei me coordeno a fim
de que a minha ação seja sempre harmonia, ascensão, prece e amor.