sábado, 21 de abril de 2012

Nossas amigas lagartixas!

Nome da Espécie: Lagartixa

Nome Popular: Lagartixa Doméstica, Taruíra

Nome Científico: Hemidactylus mabouia

Distribuição: África

Família: Gekkonidae

Tamanho: até 17 cm

Cores: marrom acinzentado

Tempo de Vida: até 8 anos



Não mordemos nem somos venenosas!


Gostamos de levar embora as baratas que infestam os lares...

A lagartixa doméstica tropical é um réptil pequeno, geralmente variando seu tamanho de dois a sete centímetros(podem chegar até a 17 cm...).

O cocô (fezes) das lagartixas:
 Muitas pessoas notam a presença do pequeno réptil através do "cocô" que fica como vestígio de sua passagem pelo local.As fezes da lagartixa são pretas e na extremidade tem pontos brancos...totalmente
diferentes dos roedores ou baratas...não são animais venenosos,possuem capacidade de nadar e escalar
muito bem desenvolvida.

Ei...esta aranha não vai picar você nem seus filhos!ok?


Como ela anda em superfícies lisas?

Em 1960, o alemão Uwe Hiller sugeriu que um tipo de força atrativa, entre as moléculas da parede e as moléculas da pata da lagartixa, fosse a responsável por tal fato. Hiller sugeriu que estas forças fossem as forças intermoleculares de Van Der Waals.
A princípio, não lhe deram muito crédito.....mas depois tiveram que dar o braço a torcer.

O que permite às lagartixas desafiar a lei da gravidade e correr no teto da casa são as mesmas forças que atuam em ligações químicas. Chamadas forças de Van der Waals, elas são responsáveis pela atração entre certas moléculas, como as do carbono, no grafite, e as dos gases em geral. Sob certas condições essas moléculas trocam elétrons e se atraem.

Um grupo de pesquisadores americanos descobriu que o animal é capaz de criar uma interação atômica temporária com a parede graças a estruturas microscópicas existentes na sua pata conhecidas como setas.

Cada seta tem uma ponta em forma de brócolis onde se localizam entre 400 e 1 000 espátulas de meio milésimo de milímetro cada uma. São essas pontas que trocam elétrons com paredes ou outras superfícies lisas.

A força criada pelo contato é equivalente a dez vezes a pressão do ar o suficiente para entortar um arame. Elas fazem isso de uma maneira limpa, sem nenhum tipo de substância pegajosa.

Essa descoberta ajudou os engenheiros a desenvolverem novos tipos de adesivos.

A lagartixa também inspirou cientistas a criarem um curativo interno que pode ser usado em cirurgias ou ferimentos internos.

O curativo tem microestrutura similar à que torna as patas da lagartixa extremamente adesivas e os permite escalar paredes e até o teto.

Sobre essa microestrutura está uma fina camada de cola que ajuda a bandagem a se fixar em superfícies molhadas.

A bandagem é feita de uma borracha biológica que segue a estrutura ondulada encontrada nas patas das lagartixas

Devido às cerdas presas em suas patas, são capazes de subir em paredes, vidros e até alguns objetos considerados escorregadios para outros bichos. Foi da lagartixa que surgiu a ideia do homem de criar as ventosas (objetos que grudam com grande facilidade em vidros) utilizado principalmente na produção e manuseio de vidros.

Dieta e onde estão...
A lagartixa doméstica tropical, como o próprio nome diz, é um animal que se encontra mais facilmente em ambientes domésticos, principalmente em dias mais úmidos ou chuvosos. Sua dieta se baseia em aranhas, escorpiões, baratas,mosquitos,moscas e alguns outros insetos de mesmo ou maior porte.

A lagartixa é um réptil porque possui respiração estritamente pulmonar, sua circulação é fechada, dupla e completa, possui pele seca e recoberta por escamas. É pecilotérmica e o sistema digestivo é completo.Enxerga muito bem à noite.

Os principais predadores das lagartixas são as serpentes (cobras) e os gatos domésticos.


A lagartixa é um lagarto extraordinário, um triunfo de ambos : adaptação e diversidade. Das 5.600espécies de lagartos do planeta, mais de 1.500 pertencem a classe chamada de Gekkota.

Lagartixas podem variar muito de comprimento. O menor (Jaraguá sphaero) é pequena, pouco menos de dois centímetros de comprimento. No entanto, algumas espécies podem crescer até 60 centímetros. O maior já descoberto, o Kawekaweau da Nova Zelândia, é, infelizmente, agora extinto.
                                             Image Credit Flickr User LoveBigIsland
Image Credit Flickr User Dusantos

Image Credit Flickr User Dusantos
                   
A maioria das espécies de lagartixas são noturnas. Eles têm uma lente em cada íris que aumenta na escuridão, tornando os olhos mais de 350 vezes mais sensível à luz do que a nossa.

O nome vem da língua malaia Indonésia - gekoq (em inglês). Mesmo nesta língua não é uma palavra real, mas uma imitação de o sibilar que a lagartixa faz ao interagir com outros de sua espécie.

Você não vai encontrar uma lagartixa com pálpebras. Elas têm uma membrana transparente em vez disso. Assim  elas podem mantê-los limpos.Observe e você vai ver lagartixas lambendo seus olhos. Ninguém sabe ao certo se elas podem sentir isso ou se a membrana é insensível o suficiente para elas  lamber sem sentir nada. Sabemos que não dói, porque senão elas não iriam fazê-lo!

                                          Image Credit Flickr User Valerian Gaudeau

Se precisarem de uma fuga-surpresa, a maioria das espécies gecko pode perder suas caudas. O nome científico para isso é autotomia, que vem do grego para o auto-amputação. Muitas pessoas pensam que a lagartixa perde sua cauda porque é a parte mais susceptível de ser agarrado por um predador. Embora possa ser o alvo óbvio, a realidade é que quando a lagartixa lança sua cauda, ele continua a se contorcer . Este truque é o suficiente para uma distração e  a lagartixa pode escapar ao predador que quer torná-la como seu almoço.
A maioria das espécies de lagartixa tem que ter o rabo puxado para perdê-lo
. No entanto, um número de espécies, especialmente aquelas que podem ser atacados por formigas, são capazes de se livrar de sua cauda à vontade. A cauda pode, em muitos casos, voltam a crescer. No entanto, esta substituição é feita de cartilagem e não tem qualquer estrutura óssea do original.

Quando uma lagartixa lança sua cauda, ​​muitos vão voltar mais tarde para ver se ele ainda está lá. Se for, então eles vão comê-lo. Isso ocorre porque a lagartixa usa parte de sua cauda para armazenar nutrientes para que ele possa passar por tempos de vacas magras, quando o alimento é escasso.

Ao contrário de muitas espécies, a lagartixa se desenvolve em torno de seres humanos. Em regiões quentes do mundo, a chegada da lagartixa numa  casa é saudado como um sinal de boa sorte. O certo é que elas podem ajudar a livrar a casa de insetos indesejáveis ​​- elas adoram  mosquitos e outros insetos  para a ceia.

Lagartixas têm almofadas do dedo do pé altamente especializados. Isto permite-lhes, para o espanto dos espectadores humanos,  escalar superfícies verticais (mesmo que eles sejam lisos). Eles podem até mesmo atravessar tetos.

Lagartixas pode caminhar por paredes e tetos, por causa da natureza atrativa de forças intermoleculares de van der Waals. Forças de Van der Waals  incluem fazer repulsões entre os átomos, moléculas e superfícies, bem como outras forças intermoleculares.

Lagartixas também segregam um líquido a partir de uma prensa especial. A glândula lhes permite excretar e absorver o líquido de acordo com a superfície que eles estão em qualquer dado momento. Desta forma, o líquido permite a adesão máxima a essa superfície.

Lagartixas não gosta de Teflon. Ele tem uma baixa tensão superficial e, como resultado lagartixas tem dificuldade para mover-se sobre  Teflon  de forma eficaz. Felizmente seus ambientes naturais são geralmente livres de Teflon! A lagartixa tem excrescências de tecido em seus coxins chamados cerdas (SETAE). Esta palavra deriva do latim para cerdas - e você pode ver porquê. São pequenas e em forma de cabelo. Eles se ramificam ainda mais para o que são chamados de projeções de escala nanométrica. Minúsculo como eles são, eles desempenham um papel vital na escalada  e habilidades da lagartixa.

Como você já viu, lagartixas vêm em uma grande variedade de padrões e cores. Alguns deles podem mudar sua cor e outros se tornam brilhosos à noite. Lagartixas são parthenogenic. Então, digamos, por exemplo, que se uma lagartixa feminina ficar em uma ilha  sem que ela possa  ​​reproduzir-se  com um macho, ela conseguirá, porém  quando isso acontece, essas lagartixas terá uma falta de diversidade genética que pode significar  expectativa de vida mais curta e uma maior ameaça de doenças.

Image Credit Flickr User Zanthia

Lagartixas gostaria de mudar suas peles - e muito. A maioria das espécies vai fazê-lo em intervalos regulares, especialmente quando elas estão em torno de boas fontes de água. A lagartixa leopardo vai mudar sua pele a cada duas a quatro semanas. No entanto, a lagartixa não desperdíça,  e vai comer a pele que troca aproveitando os nutrientes que contém.

De longe, a família mais comum é o Gekkonidae. Essas 1.000 espécies representam mais de um terço das lagartixas do mundo e  você provávelmente  está mais familiarizado com este gênero, inclusive a de parede...

Os ovos de Lagartixa levam cerca de 40-60 dias para eclodir. Depois disso, será um ano antes de estarem maduros e prontos para  sair para o mundo. Em média, uma lagartixa vai viver até 10 anos, mas um número de espécies vai viver  o dobro. A maior expectativa de vida registrada em cativeiro é de 27 anos. Então, se você é tem vinte anos agora e quer uma lagartixa como um animal de estimação, você deve perceber que você ainda poderá  tê-lo quando você tiver 50 anos!