quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Plantas carnívoras(devoram até ratos)/Carnivorous plant




fonte:Hypescience
Uma nova espécie de planta carnívora gigante foi descoberta na área central das Filipinas. A planta é uma das maiores do tipo, e pode se alimentar até de pequenos mamíferos, como ratos.
As plantas carnívoras agem de modos diferentes umas das outras: algumas têm uma superfície pegajosa usada para grudar suas presas, enquanto outras fecham suas folhas em volta das vítimas. Os pequenos animais que as plantas capturam para se alimentar ficam presos em estruturas tubulares formadas por suas folhas.

A new species of giant carnivorous plant was discovered in the central area of the Philippines. The plant is a major type, and can feed up of small mammals such as rats. src="https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFnvxQL8sELDsKKaEZDQ3Js32bDp0wZsDH0XJxTZTy-XzgWwJ8E-ReMn6cWzhdgXHQuOe08sKy5CWL5nSh0U2fhyphenhyphenAVmu-lPBUEeJQ4QK0ntLwLGyFZTVsGFyMSU1cW5wwbvZt-RaZFRK-3/s400/plants-killer-35.jpg" />

As folhas da planta carnívora Nepenthes bicalcarata habita a pobre (em nutrientes) floresta
de Bornéu. Não é um carnívoro muito eficaz por si só - suas folhas em forma de jarro não têm as paredes escorregadias e viscosas, elásticas e com
 fluidos  fortemente corrosivos que fazem das plantas semelhantes (seus familiares) armadilhas mortais eficazes.


A rainha dentro de um dos galhos da planta...


retirando os restos de grande porte (limpeza).

No entanto, N. bicalcarata  têm  um apoio inusitado  - a formiga Camponotus schmitzi . A planta carnívora inchou galhos na base de cada jarro que servem como residências para os insetos, e estas tem uma fonte de alimento na forma de néctar secretada do jarro.
 Em troca, as formigas,prestam aparentemente, uma série de serviços para as plantas carnívoras. Eles limpam a boca jarro para mantê-lo escorregadio o suficiente para ajudar a capturar presas. Eles atacam galhos que poderiam arrebentar na planta. Eles transportam  restos de vítimas de grande porte dos jarros que poderiam apodrecer.

Eles mentem em emboscada qualquer presa que tentam escapar das armadilhas. E os seus excrementos fertilizam as plantas.

"As formigas são simbióticas e demonstram  ser fundamentais  para a nutrição e sobrevivência de sua planta hospedeira", disse o pesquisador Vincent Bazile, ecologista da Universidade Montpellier 2 na França. Video Brad Taylor realiza uma dissecação em uma planta carnívora tropical Nepenthes. Armado com uma tesoura, ele abre a planta em dois a partir da parte superior da câmara(antes da parte digestiva). Assim, ele descobre que Nepenthes contém dezenas de vespas mortas acompanhados por outros pequenos insetos. Com efeito, a armadilha tem glândulas que segregam um líquido doce. O inseto é então elaborado e perto do topo da urna tem uma cera tendo um alto potencial de contaminação dos sistemas de adesão de insetos. Em contato com as pernas do inseto, a cera se transforma em uma pasta amorfa que desestabiliza o inseto e arrasta-o para a parte digestiva.